sexta-feira, 18 de maio de 2012

Crianças ativas e saudáveis



Numa sociedade com níveis de sedentarismo cada vez mais elevados, é urgente promover estilos de vida ativos e saudáveis desde tenra idade.
Já diz o ditado: “de pequenino é que se torce o pepino”.
Uma criança ativa tem maiores probabilidades de vir a ser um adulto com um estilo de vida ativo.
É cada vez mais frequente as crianças e adolescentes passarem longos períodos de tempo em frente ao computador ou às consolas de videojogos. As atividades ao ar livres, muitas delas com um forte cariz desportivo, são em menor quantidade do que o desejável, seja por uma questão de segurança, companhia, falta de vontade das próprias crianças e adolescentes, etc.
Cada vez mais cedo as crianças têm telemóveis, computador e outras tecnologias afins.
A globalização efetivamente veio alterar os padrões de convívio entre as pessoas, assim como os de atividade física.
Por outro lado cada vez menos jovens vão a pé para a escola, pelas mais diversas razões que não vou aqui enumerar, o que diminui o tempo de atividade física praticado diariamente.
Neste contexto de sedentarismo e de inatividade preocupante, é importante os pais darem o exemplo. Mexerem-se, irem com os filhos, sempre que possível andar de bicicleta, dar uma caminhada, ir para a rua brincar; assim como eles próprios praticarem atividade física de uma forma regular.
Como é um pai ou uma mãe pode dizer ao seu filho para ir para a rua brincar com os amigos ou ir para o futebol, ballet, etc., enquanto ele fica em casa? O exemplo conta muito e neste caso pode ser a diferença entre saúde e doença.

Boas atividades :)
Isabel Pedrosa Soares

1 comentário:

  1. Este tema é mesmo importante. Eu acho que não se dá ao desporto a importância que se deveria dar nestas idades. A nível escolar, então, as diferenças são enormes em relação a outros países (embora esteja a mudar). A ideia de ter educação física é quase sempre "uma seca" ou então só querem jogar futebol (os rapazes). Não se criam muitas iniciativas de implementação de vida activa.

    E claro que os papel dos pais é fundamental.

    ResponderEliminar