quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade Física e Paixão


O início da prática de uma modalidade desportiva pode ser comparado a uma paixão: ao início é tudo muito avassalador; a motivação está em alta; só se quer treinar para se conseguirem cada vez mais e melhores resultados. Chega a ser um vício, como se não se conseguisse viver sem praticar desporto.

Depois esses sentimentos de satisfação começam progressivamente a não ser tão intensos, ou porque se começa a sentir fadiga física, ou porque o corpo responde de forma diferente e já não atingem os resultados como no início… e esta é uma fase crítica: mais do que nunca é necessário persistir e insistir!!!

Com a atividade física o corpo vai-se progressivamente habituando aos estímulos e vai respondendo cada vez melhor: a sensação de cansaço começa a ser menor ou a aparecer mais tarde; a respiração deixa de ser tão ofegante; os músculos parece que já doem um bocadinho menos… e então é necessário mais estímulo!

E aqui entram os desafios: vamos estimular o nosso corpo para que ele não entre em rotina, para que ele não se habitue a um determinado tipo de esforço. E para isso o que é que podemos fazer?

- Vamos fazer umas aulas diferentes no ginásio;

- Vamos fazer caminhadas ou corridas num percurso mais exigente, com mais subidas e descidas;

- Vamos abrir a passada e sentir algum esforço quando estamos a corre;

- Vamo-nos mexer de uma maneira diferente J


Boas atividades
Isabel Pedrosa Soares

2 comentários:

  1. Olá! É bem verdade! Passada a "adrenalina" inicial, temos de testar novos objectivos e desafios, para evitar a estagnação.

    Gostei dos teus posts!

    Boas actividades! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Leio o teu blog há algum tempo, tem sido uma inspiração para mim!
      É sempre bom receber feedbacks positivos. Espero que continues a gostar :)

      Boas atividades para ti também!

      Eliminar